Alimentos inimigos da balança

Saiba, a seguir, quais são os maiores causadores da retenção hídrica e como evitar esse mal.

Refrigerantes

alimentos não saudável.Em uma única bebida, é possível encontrar não só um mais inúmeros malefícios para sua saúde. Os refrigerantes são ricos em açúcares, podendo contribuir para o desenvolvimento do diabetes e demais doenças, sendo elas estomacais e até mesmo dentárias. O maior problema dessas bebidas para o sistema digestivo é o gás carbônico. Por ter esse gás dissolvido, que se desprende dentro do tubo digestivo, o refrigerante aumenta a sensação de gases, causa distensão abdominal e pode tornar a digestão mais lenta e desconfortável, além disso, as cáries dentárias também podem ser beneficiar dessa acidez. Os refrigerantes possuem pH um pouco ácido, o que pode corroer o esmalte dos dentes, caso seus resíduos fiquem na boca por muito tempo.

Açúcar

O consumo excessivo de açúcar pode ser responsável pelo aumento de doenças como diabetes e pressão alta, uma série de distúrbios gastrointestinais, além de demais males relacionados à obesidade. Considerado um dos maiores problemas relacionados a indústria alimentícia atualmente, é aconselhável a substituição do tipo refinado por mel ou açúcar mascavo, que não agridem a saúde por conta da ausência de aditivos químicos. O consumo exagerado de açúcar provoca fome, aumenta o peso, eleva o nível dos triglicerídeos e, consequentemente, o entupimento de vasos sanguíneos. Como promove acidez, pode causar uma série de doenças já que, quanto mais ácido o alimento, mais chances de determinados micro-organismo,(vírus, bactérias e fungos) se proliferarem, desencadeando enfermidades.

Farinha branca

Ela não está presente apenas  no pão francês, mais em todas aquelas gostosuras de padaria, tais como roscas, baguetes, tortas e muitas outros alimentos, que têm como matéria-prima a farinha branca, que é rica em carboidratos simples (aqueles que são digeridos pelo organismo com maior facilidade e podem ocasionar o aumento do peso corporal). Além disso, esse tipo de farinha é muito pobre em fibras, ocasionando em uma difícil digestão. A liberação de glicose da farinha branca é muito alta, fazendo com o pâncreas trabalhe muito mais para captar toda a quantidade liberada. Ela ainda contribui bastante para o aumento do poso corporal, o ideal é substituir os produtos que contêm farinha branca pelas opções integrais, que são muito mais saudável.

Sal

sal

O tempero tão comum na cozinha é altamente rico em um mineral chamado sódio,que é utilizado principalmente na fabricação de alimentos industrializados, por conta do seu alto poder de conservação. O sódio assim como muitos minerais, tem um papel fundamental no metabolismo celular como a transmissão do impulso nervoso, além de participar nas contrações musculares, no equilíbrio ácido-básico e na absorção de nutrientes pelas células.  O que é prejudicial  é o excesso dessa substância no organismo, devido muitas vezes ao consumo exagerado, o que leva a um descontrole nas concentrações e excreções de outros minerais, como potássio e cálcio. Alimentos embutidos como salsicha, salame, presunto e defumados, contêm concentrações de sódio, massas prontas e produtos instantâneos também possuem quantidade excessiva do mineral que, em demasia pode ocasionar o aumento da pressão arterial. Esse produto, inclusive é responsável por desencadear outras complicações cardíacas.

Frituras

Os pratos fritos podem parecer mais atraentes, porem, tratando-se de saúde, devem ser eliminados da dieta. Além das calorias que são acrescentadas ao alimento por causa da gordura, o aquecimento do óleo causa alterações em sua estrutura química e também forma uma substância cancerígena , chamada acroleína. Reaproveitar o óleo no qual o alimento foi frito também não é uma boa ideia, já que a prática ainda acarreta  sérios problemas à saúde. Um deles é o aumento dos níveis de colesterol ruim(LDL) na corrente sanguínea, responsável pela alteração da pressão arterial, o entupimento das artérias, entre outras complicações.

 

Deixe uma comentário.