Aveia com exercícios

A aveia é símbolo de uma alimentação equilibrada.

Faz um tempo que aveia é símbolo de uma alimentação equilibrada, agora ele entra em cena para presta serviços a quem pratica esportes.

 

Se existe alguma coisa que a aveia pode se gabar é o fato de ter sido um dos primeiros alimentos a receber o nome de alimento funcional, já que sempre demostrou aptidão para espantar doenças. Mas tem um novo motivo de a aveia se mostrar um alimento muito bom para saúde,essa nova habilidade vai agradar principalmente a turma que gosta de fazer execícios físicos, foi descoberto que a aveia favorece  a recuperação dos músculos após o treino. Essa nova  descoberta do alimento foi identificada por um grupo da universidade de Minnesota, nos Estados unidos . E de uma maneira bem gostosa , e que os pesquisadoras recrutaram 16 mulheres, e duas vazes por dia, deram biscoito de farelo de aveia  a elas. Só que o biscoito de aveia entregue a uma parte das voluntárias  foi feito com 9,2 miligramas de avenantramida , “A avenantramida é um antioxidante que ajuda a acelerar a recuperação dos músculos” a substância do cereal que beneficiaria a musculatura. A título de comparação, esse teor e encontrado em quatro colheres de sopa de aveia. Já a outra parcelas das pessoas ficou com uma receita com mísero 0,4 miligramas do componente.

Após oito semanas, e sessões de exercícios, veio o veredito; quem consumiu uma quantidade maior da substância avenantramida apresentou uma redução significativa em vários indicadores de lesão muscular e inflamação no organismo. “quando se fala em treinamento físico , a inflamação é considerada necessária  uma vez que a regeneração das estruturas danificadas “. É esse processo que leva. treino após treino, ao aumento da força. O dilema aparece quando a malhação mais puxada faz a inflamação se exerce e ocorre uma produção extra de radicais livres, moléculas capazes de danificar as fibras musculares . E é justamente para amenizar esse quadro e, assim , deixar o corpo preparado para encarar uma nova sessão de treinamento que a aveia entra em cena. quem faz exercícios vigorosos de fazer consumo da aveia logo após sua atividade física, exatamente é nesse momento em que o organismo está inundado de radicais livres. Só não pense que comer um caminhão de aveia dá sinal verde para levar braços, pernas e companhia á exaustão, afinal se você exigir demais do seu corpo sem devido descanso , o desempenho será afetado e, pior, sobe muito a probabilidade de encarar uma lesão mais seria.

Para quem pega pesado, nem é recomendado aposta na aveia antes do treinamento, isso porque ela é rica em betaglucana, uma fibra que faz com que a energia seja liberada de maneira lenta e constante ” Em alguns exercícios de intensidade alta exigem uma fonte energética que seja disponível mais rápido possível”. Agora, se a atividade for baixa ou  média intensidade, ai o cereal cai como uma luva no lanche  pré-treino. Assim melhor será a sua performance e  menor o risco de fadiga.

O ideal, nesse caso, é comer o cereal entre 40 minutos e uma hora antes de iniciar seu treinamento. Mas nada de abusos, lotar a tigela de aveia logo antes do esforço pode causar uma sensação de estufamento e assim prejudicar sua atividade física, fica difícil correr, pedalar ou levantar peso.Uma outra dica, se você faz atividades amenas e prefere deixar a sua aveia para depois , não tem problema o importante e sempre fazer uso desse alimento que tanto bem pode fazer para a sua saúde.

 

 

Deixe uma comentário.