Estresse e Ansiedade

Os dois são sintomas muito comuns em pessoas que vivem rotinas muito agitadas. Entenda a diferença entre estresse e ansiedade.

estresse

Pessoa estressada

Situações comuns e incômodas do dia a dia acontecem em todos os momentos. O trânsito ruim, problemas no trabalho, filas de banco etc. tudo isso, tem feito com que escutemos duas palavras com mais frequência: ansiedade e estresse. Com a vida moderna esses distúrbios se tornaram os transtornos psicológicos mais habituais, mas como identificá-los,diferenciá-los e trazer uma solução para esses problemas?

Sintomas dos ansiosos

A ansiedade é uma sensação de receio, medo, apreensão, que evidencia um perigo e mau futuro carregado de angústia. Geralmente, por consequência desse medo desmedido, o indivíduo apresenta sintomas físicos como: tremores, inquietação,taquicardia, sudorese e outros.

Sinais do estresse

Já o estresse é uma agressão por agentes de qualquer natureza, ou seja, pressão ou efeito do ambiente externo que reprime, exercendo uma força que nos lava a reagir de diferentes maneiras, seja por pressão familiar, do trabalho ou qualquer outra que atrapalha nossa clareza de pensamento e harmonia mental,podendo evoluir para sintomas físicos.

Vivendo melhor

Normalmente, pessoas que vivem em grandes cidades são mais propensas a desenvolver essas condições, além de indivíduos que são muito  atarefados e que seguem uma rotina intensa. Porem. é possível eliminar o problema de diferentes formas.

Tanto a ansiedade quanto o estresse pode ser tratado através de medicamentos e acompanhamento psicológico, alguns casos são direcionados para o médico psiquiatra. Entretanto a terapia, relaxamento, meditação, reflexão, aração, harmonização física e mental são opções para quem busca o autocontrole.

Alimentos aliados

Além disso, alimentos ricos em triptofano, substância responsável pela produção da sensação de bem-estar, são ótimos no combate à ansiedade. Inclua na sua alimentação iogurte desnatado, queijo branco, nozes, banana, arroz, batata, feijão, lentilha, castanhas, abacate, soja e derivado. Carboidratos como pães e cereais integrais, biscoitos integrais, massas integrais, arros integral e selvagem, legumes, frutas e mel também ajudam.

Semelhanças e Diferenças

O estresse e ansiedade são sinônimos, nem coisas opostas, são, sim , sintomas semelhantes, com agentes desencadeadores diversos, com fundos específicos, dependendo de pessoa para pessoa, porque somos seres tão especiais e ao mesmo tempo tão complexos, que em diversas situações fica difícil, até mesmo, a compreensão de causas e reações que nos são apresentadas. Apesar de mudanças fisiológicas parecidas, como as palmas das mão suadas e o aumento do ritmo do batimento cardíaco, eles são a mesma coisa. Porém, normalmente, quando um é resolvido, o outro também desaparece. Tanto a ansiedade como o estresse é natural do organismo às situações de medo, preocupação,irritação, cansaço, porém. se um ou outro perdura por muito tempo e interfere negativamente no dia a dia, é recomendável que o paciente procure ajuda de um psicólogo ou um médico, para saber o que pode esta causando o problema.

A confusão entre os dois pode acontecer, justamente, porque estresse pode ser causado pela ansiedade, afinal, é um fator culminante para que a pessoa se sinta estressada, quando se aparece sobrecarregada, por exemplo, é mais difícil que o contrário aconteça, já que a ansiedade é um sentimento mais fluido que o estresse, podendo aparecer em vários momentos do dia facilmente que o estresse.

                                                 Mude de atitude

 

tabela

mude de atitude

Deixe uma comentário.