Merenda saudável

Escolher os alimentos que irão compor a lancheira das crianças é tarefa séria. Confira o que não pode faltar para um lanche saudável.

lancheira-saudavel2Todo mundo sabe que uma dieta saudável faz a diferença na vida das crianças, ajudando na fase de crescimento e protegendo seu organismo para uma vida adulta. Mesmo assim, quando a apresentadora Bela Gil compartilhou em seu instagram uma foto da merenda de sua filha, muitos seguidores criticaram o fato de a lancheira conter banana da terra, granola caseira, batata-doce e água. Será que sabemos com fazer a deita dos nossos filhos?


É importante pensar sobre isso, principalmente, quando o assunto é o lanche escolar, afinal, essa é a comida que a criança vai consumir cinco vezes na semana. Agora como garantir uma alimentação correta para nossas crianças.

Cardápio certo

Merenda

Merenda escolar certa.

Ter uma alimentação balanceada e saudável desde a infância traz inúmeros benefícios: O crescimento adequado, o não desenvolvimento de doenças como diabetes, hipertensão e, principalmente , sobrepeso e a obesidade. É na infância que se tem a oportunidade de as crianças adquirirem hábitos saudáveis, tornando-se adultos com boas práticas alimentares e com melhor qualidade de vida.

É importante que os pais mantenham uma rotina e estabeleçam horários para as refeições. Além disso, eles devem testa diferentes formas de preparo para que a criança prove um novo alimento de 8 a 10 vezes em diferentes dias, em receitas distintas. Tentem, ainda oferecer um ingrediente que a criança não gostou junto com alimentos de sua preferência. Se depois dessas tentativas, a criança continuar a rejeitar, é sinal de que ela não gosta realmente daquele determinado produto. Antes disso, pode ser que ela apenas tenha estranhado ou não tenha sentido o sabor real do alimento. Demos ter criatividade, precisamos oferecer, por exemplo, a cenoura relada e crua em diferentes formatos, picada em cubos, palitos, tiras ou na forma de salada. E o mais importante: lembre-se de que os pais precisam passar um bom exemplo, pois as crianças tendem a seguir essa referência.

É muito importante que na hora de montaras refeições para as crianças, os pais precisam se atentar às limitações de seus filhos, quanto à mastigação de alimentos fibroso – como o repolho e a couve – duros e secos; elaborar refeições completas incluindo todos os grupos de alimentos e que sejam coloridas na tentativa  de atrair a atenção da criança; variar diariamente a oferta de alimentos, para que os filhos recebam todos os nutrientes necessário para o crescimento com a finalidade  de conhecer novos sabores; oferecer alimentos sem temperos e condimentos fortes – como a pimenta; utilizar temperos suaves como salsinha, cebolinha, manjericão; fazer com que a criança participe da compra e da preparação dos alimentos é uma estratégia com o propósito de que os pequenos conheçam os alimentos e tenham vontade experimenta-los.

Montagem da merenda

Os pais devem sempre procurar colocar na lancheira das crianças alimentos práticos; coloridos para atrair a atenção das crianças; variar diariamente os alimentos para que as crianças recebam os nutrientes necessário para seu desenvolvimento adequado, procurar colocar um alimento de cada grupo: energéticos (carboidratos: pães, biscoitos), construtores(proteínas: requeijão, queijo branco), e reguladores(frutas,, verduras e legumes: maça, pera, sucos naturais sendo polpas ou integrais); evitar alimentos gordurosos e ricos em açúcar, como salgadinhos industrializados, refrigerantes, biscoitos recheados, sucos artificiais(como aqueles em pó e os de caixinha – que são ricos em açúcar) e armazenar adequadamente, os alimentos em lancheiras térmicas para evitar a contaminação alimentar, e não se esqueça em qualquer tipo de alimentação, inclusive a alimentação saudável, tem que existir moderação, porque tudo em excesso traz malefícios à saúde.

Veja um exemplo de lancheira correta para todos dias da semanacardapio

Dica

E muito importante que as mamães não se esqueçam de colocar as bebidas em garrafinhas térmicas. Quanto às frutas, elas devem preferir aquelas que podem ser cortadas em pedaços e que não esqueçam, como por exemplo, a banana.

O ideal é que a criança não precise colocar as mãos deretamente nos alimentos, é fundamental colocar um talher na lancheira.

Deixe uma comentário.