Por um ambiente saudável sem alergias

Como livrar a sua casa dos agentes que causam alergias, e mau para sua saúde

ambiente_saudavelNa tentativa de acabar com os ácaros e outras substâncias que causam alergias, tentamos de tudo, mas, muitas vezes, não conseguimos afastar as alergias dos nossos lares. Antes de qualquer atitude, é importante entender como estes problemas aparecem e o que pode ser feito para combatê-los. Sobre o princípio das alergias, podemos dizer que nos dias de hoje, moradores de apartamento estão sujeitos a desenvolver alergias normalmente relacionadas a ambientes fechados, de difícil acesso para limpeza e com alta concentração de alérgenos, como ácaros, fungos e epitélios(tecidos celulares) de animais domésticos.

A maioria das alergias – com destaque para as respiratórias, são mais comumente causadas por ácaros como D.pteronyssimus e D.farinae, facilmente encontrados nos colchões, travesseiros e sofás, por fungos como o popular, “mofo” e pelas caspas de animais domésticos como cachorros e gatos.

Onde está o inimigo!

acaro

E comum que os ácaros e fungos apareçam em ambientes com pouca luminosidade, úmidos, quentes e que não são adequadamente limpos, bem como na poeira acumulada em móveis, sofás, colchões, travesseiros e cobertores velhos, guardados há vários meses. Também é possível encontrar uma grande quantidade destes agentes em aparelhos de ar-condicionado que não são devidamente limpos, que podem conter fungos auxiliadores no desenvolvimento de alergias.Os ácaros, de forma geral, se alimenta e se reproduzem em lugares onde existe uma grande concentração de descamação da pele humana, como colchões, travesseiros e sofás.

Vale a dica!

É indispensável lembrar que os animais domésticos podem contribuir para a piora das alergias, já que eles estão sempre circulando pelo ambiente disseminando alérgenos como caspas pelos. Hoje inclusive, é muito comum que os pets durmam ou passem boa parte do tempo dentro de casa, na cama ou no sofá, esta atitude deve ser evitada, a fim de contribuir para o desaparecimento dos agentes que causam alergias.

Quanto ao tecido utilizado para camas, travesseiros, etc, pode-se utilizar qualquer tecido desde que ele receba uma boa limpeza pelo menos uma vez por semana com um produto acaricida que mata e repele os ácaros. Os colchões e travesseiros devem ser de pluma, mas, com o uso das capas, o problema pode ser sanado.

Deixe uma comentário.